ETEC Dr. Nelson Alves Vianna

A ETEC Dr. Nelson Alves Vianna está localizada em Tietê, região metropolitana de Sorocaba, município fundando 1842, com população atual estimada em 40 mil habitantes. O município surgiu com os bandeirantes que desbravavam o interior paulista navegando pelo rio Tietê.

O solo fértil atraiu aventureiros e lavradores, imigrantes italianos, portugueses e do Oriente Médio. As margens do rio, por onde chegavam embarcações carregadas de ouro e pedras preciosas vindas de Cuiabá, formou‐se o povoado com o nome de Pirapora do Curuçá, em razão de uma pedra localizada à margem esquerda do rio que os índios chamavam Curuçu‐Guaçu (que em tupi significa cruz), pois nela havia uma cruz entalhada. Registros do Padre Anchieta mencionando um naufrágio entre a região atual de Porto Feliz e Tietê, indicam a presença de colonizadores já no século XVI, e no século XVIII, Pirapora do Curuçá foi o primeiro e mais importante porto de reabastecimento e descanso para os bandeirantes que saíam de Araritaguaba (Porto Feliz﴿. Levantamento feito, em 1747 pelo vigário Francisco Camposm, indica que havia no povoado 140 casas. Em 3 de agosto de 1811 Pirapora do Curuçá foi elevada à condição de freguesia da Santíssima Trindade da Pirapora do Curuçá. Em 8 de março de 1842, a freguesia tornou‐se vila. Em 1867 foi elevada à categoria de município, intitulado Cidade de Tietê. Tietê destaca‐se também pela qualidade de vida de sua população, pois possui baixo índice de mortalidade infantil e de analfabetismo. Embora tenha expressivo número de idosos, jovens compõem o cotidiano do município, sendo a criação da ETEC Dr. Nelson Alves Vianna grande marco de formação profissional para os jovens da cidade e da região A ETEC Dr. Nelson Alves Vianna tornou‐se realidade como resultado de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Tietê e o Centro Paula Souza, oficialmente firmada em março de 2010.

As tratativas tiveram início já em 2009, quando o chefe do executivo municipal se reuniu com o então Secretário Estadual de Planejamento, Geraldo Alckmim, que, na ocasião, assegurou total apoio ao município na implantação da ETEC por meio do Plano de Expansão das ETECs e FATECs, uma das metas do Governo do Estado de São Paulo para propiciar aos cidadãos paulistas uma educação profissional totalmente gratuita de nível técnico com qualidade de ensino. Na época, foram realizadas diversas reuniões entre o governo local e representantes do Centro Paula Souza. Além das alterações na estrutura do prédio da antiga escola estadual Dr. Nelson Alves Vianna, foi realizado um estudo sobre o perfil e vocação da cidade e definidos os cursos mais adequados para suprir a demanda do mercado de trabalho da região. Em 2010 a escola funcionou como uma extensão da ETEC Dep. Ary de Camargo Pedroso, de Piracicaba oferecendo classes descentralizadas, inicialmente com os cursos: técnico em administração e técnico jurídico. Criada oficialmente como unidade autônoma em 19 de novembro de 2010, a ETEC Dr. Nelson Alves Vianna iniciou suas atividades escolares no dia 07/02/2011 com os cursos técnico em administração no período da tarde e o curso técnico jurídico, no período da noite. No ano seguinte, em 2012, foram criados os cursos: técnico em administração integrado ao ensino médio, e ensino médio regular com a primeira formatura em dezembro de 2014. Em 2013 foi criado o curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. Em 2013 a ETEC Dr. Nelson Alves Vianna a escola criou a classe descentralizada na escola “Prefeito Reineiro Donata Pastina” no município de Conchas, oferecendo o curso técnico em serviços jurídicos e no segundo semestre de 2017 o curso técnico em marketing. Em 2014, foi criada a classe descentralizada na EMEF Rozendo Duarte Lobo, no município de Pereiras, oferecendo o curso técnico em contabilidade. Em 2015, passou a oferecer o curso Técnico em Recursos Humanos. E no segundo semestre de 2017 o curso Técnico em Administração.

Em 2018, foram criados o espaço co-working e o terceiro laboratório de informática. Atualmente, a escola conta com seis classes no período da manhã, sendo três delas com o curso técnico em administração integrado ao ensino médio, duas salas com o curso técnico em informática integrado ao ensino médio e uma sala com o curso técnico em desenvolvimento de sistemas integrado ao ensino médio. No período da noite, são três salas com o curso técnico em administração, uma sala com o curso técnico em serviços jurídicos, uma sala com o curso técnico em recursos humanos, uma sala como curso técnico em finanças e duas salas com o curso técnico em química. Em 2019, nas classes descentralizadas estão sendo oferecidos os cursos técnico em administração em Conchas, e no município de Pereiras, o curso técnico em finanças, ambos no período noturno.