O que é?
O Técnico em Qualidade executa rotinas administrativas de acordo com as normas e os procedimentos técnicos de qualidade e de segurança específicos da área de atuação. Auxilia no desenvolvimento de manuais, procedimentos, diagnósticos e relatórios de processos de controle da qualidade da organização. Inspeciona e realiza testes em processos, produtos e serviços. Registra dados relativos ao monitoramento e controle da qualidade. Atua na implantação das ações do sistema de gestão da qualidade. Executa ações de treinamento, de divulgação dos procedimentos de qualidade e de prevenção, detecção e resolução de desvios, fraudes, irregularidades e atos ilícitos praticados nas organizações. Identifica inconformidades e sugere plano de ação para correção preventiva e corretiva. Atua nos processos de auditorias interna e externa para certificação de qualidade.
Perfil Profissional de Conclusão
Com base no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, após a conclusão o Técnico em Qualidade estará habilitado para:
Mercado de Trabalho
Indústrias, comércios em geral e empresas de consultoria e auditorias.
Matriz Curricular
- Planejamento Organizacional Aplicado à Qualidade
- Estudo das Ferramentas, Filosofias e Metodologias da Qualidade
- Organização de Recursos Humanos
- Linguagem, Trabalho e Tecnologia
- Planejamento dos Custos da Qualidade
- Aplicativos Informatizados
- Estudos Estatísticos Aplicados à Qualidade
- Inglês Instrumental
- Ética e Cidadania Organizacional
- Implantação do Sistema da Qualidade
- Sistema de Medição e Monitoramento da Qualidade
- Auditorias da Qualidade
- – Estudos das Normas Regulamentadoras e do Processo de Certificação de Qualidade
- Administração da Produção e Serviços
- Planejamento e Desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Qualidade